Computador ideal para modelagem, animação 3d e renderização

A indústria de computadores se move na velocidade da luz, por isso, qualquer referência a números específicos, peças e componentes estará obsoleta dentro de seis a doze meses a partir da data que escrevemos este artigo. Contudo, a abordagem geral para comprar um computador novo para o fim específico de modelagem e renderização será relevante para muitos anos vindouros. Estes computadores de alta performance normalmente são chamados de estações gráficas ou graphics workstation. Vamos tentar então fornecer algumas informações úteis que poderão ajudá-lo neste caminho para encontrar aquele equipamento que será o mais adequado as suas necessidades.

A coisa mais importante para lembrar ao montar um computador é verificar e reverificar mais de uma vez para ter certeza de que todos os componentes que você está prestes a comprar são compatíveis uns com os outros antes de adquirí-los. Se você não tiver certeza pergunte a alguém.

Questões a considerar:
Quais são as especificações do computador que você está trabalhando atualmente e o que você pretenderia ganhar após a compra de seu novo computador ? Qual é o seu orçamento para este computador ? Você estaria renderizando grandes e complexas cenas ? Você estaria renderizando animações ou ou imagens estáticas ou ambos? etc.

Memória RAM:
As duas coisas mais importante que você precisa prestar atenção quando for comprar um computador pensando na questão do render, é com o poder de processamento (CPU) e as memórias RAM (Random Access Memory). Quanto mais polígonos e mapas de textura que você tiver em sua cena, mais RAM o computador precisará ter para poder trabalhar de forma eficiente, portanto, a capacidade da memória RAM é importante. Hoje, já temos memórias disponíveis com barramento DDR3 1600MHz e acessíveis, por isso quanto mais rápida a memória RAM, mais rápida ela irá se comunicar com outros componentes do seu computador. Mas é importante sempre avaliarmos a relação custo-benefício nessa horas, porque hoje, por exemplo, se você comprar uma memória de 4GB DDR3, irá pagar um preço muito elevado e talvez inviável para atender a sua necessidade.

É neste momento onde os sistemas operacionais de 64 bits entram em jogo, porque só eles são capazes de reconhecer memórias acima de 3GB. Um sistema operacional de 32 bits, digamos com o Windows 7, só pode fazer uso de cerca de 3GB de RAM, independentemente do quanto está atualmente instalada no computador, enquanto que sistemas operacionais de 64 bits podem usar mais memória RAM quando você pode se dar ao luxo de incluir, digamos uns 12GB de RAM numa placa-mãe. Atualmente, entre 4GB e 8GB é geralmente recomendado para cenas complexas, mas existem placas-mães que suportam até 96GB de RAM. Haja memória e dinheiro, é claro. Se você não tiver memória RAM suficiente para os programas que você trabalha no computador, irá acabar se tornando muito difícil o seu trabalho. Quando toda sua RAM é utilizada, seu computador ficará muito mais suscetível a travamentos e “crashes”, sendo que em alguns casos, você poderá acabar por perder muitas horas de trabalho.

O processador:
O processador é o componente MAIS importante quando estiver considerando sua compra. Quanto mais núcleos possuir, melhor e mais rápida a velocidade de clock. Também, os processadores mais recentes são geralmente melhores do que os mais velhos, pois possuem uma microarquitetura mais nova. Por exemplo, um processador com velocidade de clock de 2,6 GHz lançada em 2009, de um modo geral será mais rápido (mais eficiente e mais poderoso) do que um processador com velocidade de clock de 2,6 GHz lançado em 2007. Hoje você pode comprar um Intel Extreme Corei7 ou mesmo Intel Xeon para Workstation Gráficas com suporte a dois processadores e bastante memória, mas vale sempre avaliação da sua melhor relação custo-benefício.

Num processador considerado quad core (quatro núcleos), como estes últimos citados, onde cada núcleo possui dois segmentos, significa que quando você for renderizar uma cena, o processador irá se desdobrar com a força de oito processadores. É por isso que o processador nesta situação tem o maior impacto sobre o quão rápido você pode renderizar uma cena, contanto que você tenha memória RAM suficiente. Compre, portanto, o melhor processador disponível que seu orçamento puder pagar. A partir disto, então, você poderá construir o resto do computador em torno deste processador. Em seguida, você escolhe sua placa-mãe baseada no seu processador de soquete que encaixa e que possa suportar a maior capacidade de leitura de RAM.

Dissipadores de calor:
O dissipador é o grande metal que fica por cima do processador que ajuda a esfriá-lo ao retirar seu calor através de condução. Os ventiladores do gabinete então sopram ar frio sobre e através do dissipador para esfriá-lo. De modo geral, dissipadores de ações que vêm com o processador fazem um bom trabalho ao manterem o processador frio o suficiente para trabalhar com eficiência e manter sua vida útil mais longa. No entanto, você poderá ainda comprar no mercado dissipadores de calor mais específicos que em alguns casos poderá ser mais eficiente e proporcionar uma vida útil mais longa do que dissipadores que vém originalmente com os processadores de fábrica. Evite fazer o famoso “overclocking” em processadores caros, ao menos que você tem uma vasta experiência nesta área ou você poderá acabar reduzindo drasticamente o tempo de vida do seu processador ou em casos extremos, destruí-lo completamente.

Placas Gráficas:
O próximo passo é a placa gráfica. A placa gráfica está fortemente envolvida com o processo de modelagem, porque ajuda a renderizar as viewports (janelas de exibição do 3d Max) em tempo real. Aparentemente, em versões futuros lançamentos de placas gráficas com pacotes de software 3D, deverão ter um impacto sobre o tempo de render também. Um poderosa placa gráfica é bom você ter, uma vez que irá melhorar o desempenho em geral (desde que você tenha memória RAM suficiente), durante o processo de modelagem.

Uma Geforce GTX280 de 1GB já poderia ser suficiente hoje, mas já existem placas ainda melhores e ao concluir este artigo, provavelmente alguém dirá que esta placa já está ultrapassada. Existem placas profissionais, é claro, mas que são muito mais caras do que as mais comumente consumidas pelo mercado como esta última citada, mas você não precisa se incomodar com isso, pois você não irá notar no final das contas alguma grande diferença no desempenho para o dinheiro extra que você teria que pagar por uma dessas placas. Se você pretender usar mais de um monitor, você precisa apenas se certificar de que a sua placa gráfica suporta dois monitores, embora a maioria delas hoje já vem com este recurso.

Monitores:
Você pode poupar dinheiro através da compra de monitores mais baratos. Nunca estiveram tao acessíveis quanto os valores de hoje, portanto não sairá caro se você quiser comprar um monitor LCD hoje, digamos, de 22 polegadas. O ideal, no entanto, é que você possa utilizar dois monitores junto com esta sua nova máquina. É fácil de configurar e vale a pena gastar um pouquinho a mais se você tiver espaço suficiente na mesa.

Discos Rígidos:
O disco rígido que você escolher deverá ter espaço suficiente para armazenar todos os seus arquivos, mas também é importante a sua velocidade. A maioria possuí 7200 rpm, mas vale a pena se conseguir um bom preço num disco de que rode a 10.000 rpm. Quanto mais rápido o disco rígido mais rápido o computador será capaz de transferir arquivos e ler as informações de arquivos etc.

Gabinetes e Coolers:
Compre um gabinete com espaço suficiente para caber todos os seus componentes e bastante circulação de ar (ventiladores etc.) para manter todos os seus componentes resfriados. Você pode até comprar sistemas de resfriamento com água, mas isto seria uma solução um pouco mais cara e que exigiria mais manutenção. Portanto, um bom gabinete com bons ventiladores e de boa qualidade já será suficiente.

Montagem e Instalação:
A menos que você tenha experiência na montagem de computadores, o ideal seria você deixar esta tarefa para as pessoas da loja em que você for comprar a maioria dos componentes, sem contar a questão da garantia que a loja irá te fornecer (geralmente de 12 ou 24 meses).

Acima de tudo, certifique-se de que todos os componentes sejam compatíveis uns com os outros antes de sair gastando com aquilo que você achar que existir de melhor, pois não há nada pior do que a compra de componentes incompatíveis. Até você saber onde está o problema do funcionamento do equipamento, será um transtorno de tempo e muitas vezes ocasionar a queima de produtos que depois você não conseguirá mais garantia. Pesquise sempre quais os produtos recomendados e homologados pelos fabricantes dos componentes e você não terá problemas. Assim, você irá descobrir exatamente o sistema que será mais adequado a sua necessidade e ao seu orçamento.

COMPARTILHE

  • Facebook
  • Twitter

on "Computador ideal para modelagem, animação 3d e renderização"

  1. Oi estou precisando comprar um PC como este que você está mencionando você poderia indicar alguma loja aqui em SP? Obrigado

  2. RAfael Carvalho 30/04/2014 às 00:43 - Reply

    seria possivel me indicar peças especificas para se montar um pc pois nao tenho experiencia em hardware??

  3. Fluvio Daniel 22/11/2012 às 12:27 - Reply

    Tenho um computador de 64 bits porem estou usando o 3d max de 32 bits , isso influencia na capacidade do programa ou não ? gostaria muito dessa resposta, tem como vc mandar por email ?

    • tonka3d 23/11/2012 às 14:53 - Reply

      Para não ter dúvidas, desinstale sua versão atual de 32 bits e instale uma de 64 bits.

  4. leandro campbell 26/06/2012 às 09:11 - Reply

    Otima matéria. eu mesmo estou procurando um jeito de renderizar cenas mais rapido com mental ray no 3d max. eu usava uma geforce 9500 1gb e não conseguia renderizar cenas com pf source (partículas) até 700. dai achei uma vendedora e consegui uma ati firepro v5700 512mb. consegui a placa oem no mercado livre 100,00. Melhorou demais o viewport q ficava travando. e consegui fazer um video com até 6000 particulas. estou renderizando um com 10.000, mas o render estava na metado com 13 horas. so p referencia uso i3, 4gb, firepro v5700, asroch h55, sata 1,5tb. abraço a todos. se quiser ver o resultado. http://www.youtube.com/watch?v=YIz_PMVZxLo

  5. anderson 18/06/2012 às 08:09 - Reply

    muito bom valelllllll

  6. Glaison 08/03/2012 às 10:52 - Reply

    Muito bem explicado, em outras palavras é preciso uma boa pesquisa antes de sair comprando, para tudo dar certo depois e valer a pena.

    Parabéns pelo esclarecimento.

  7. Paulo 10/01/2012 às 22:57 - Reply

    Excelente e esclarecedor, parabéns pela iniciativa!

Deixe seu Comentário