CAMPEONATO MEU PERSONAGEM 3D ANIMADO - REGRAS / DÚVIDAS

Espaço aberto aos participantes e colaboradores do 4o. campeonato de criação de personagem 3D, que tem o apoio da Imprima 3D, Editora Europa, Blog Design on the Rocks e do site Tutorial 3D.

CAMPEONATO MEU PERSONAGEM 3D ANIMADO - REGRAS / DÚVIDAS

Mensagempor ricardob » 09 Jun 2015, 20:52

1. OBJETIVOS
• O participante deverá fazer uma imagem de apresentação de seu personagem 3D em estilo cartoon ou realista (veja exemplo dos personagens feitos para os cursos Personagem Cartoon e Personagem Avançado da Tonka3D).
• É obrigatório usar algum tema para o seu personagem, por exemplo, personagem surfista, personagem boxeador, personagem cientista e assim por diante. O tema é totalmente livre!
• O participante deverá mostrar, além da apresentação de seu personagem, pelo menos 10 (dez) segundos de uma animação com o personagem criado. No vídeo de apresentação da animação será exigido um render refinado, mas apenas um render que mostre toda a animação do personagem. Lembramos que o peso da avaliação será dividido em duas partes, sendo 50% para a imagem de apresentação do personagem e 50% para o seu vídeo de animação (quem concluir apenas o personagem terá 50% de avaliação somente).
OBS.: animações apenas de ossos não serão consideradas, no caso terá que ser a animação do personagem. A resolução do vídeo da animação deverá ser de pelo menos 1280x720. E a resolução mínima da imagem de apresentação deve ter pelo menos 1600 pixels de largura ou altura.

2. COMO COMEÇAR E SE INSCREVER NO CAMPEONATO?
Se você ainda não é registrado neste fórum, CLIQUE AQUI para se registrar primeiramente. E, para iniciar sua inscrição neste campeonato, crie um tópico na sessão "CAMPEONATO MEU PERSONAGEM 3D ANIMADO" com o seu nome completo e o nome de seu personagem. Veja exemplo abaixo:
"NOME DO PARTICIPANTE - NOME DO PERSONAGEM"

3. ANTES DE COMEÇAR, LEIA AS REGRAS:
Você deverá criar uma imagem e/ou vídeo de animação de seu personagem dentro das seguintes regras:
3.1. O participante deverá apresentar obrigatoriamente a evolução de seu personagem durante o campeonato, valorizando assim a troca de conhecimentos entre os demais participantes e membros deste fórum. Quem não apresentar esta evolução e simplesmente inserir uma imagem final e/ou vídeo pronto do personagem, será desclassificado.
IMPORTANTE: o desenvolvimento do personagem deverá ser postado na medida em que o trabalho for sendo concluído dentro do período do campeonato (VER ITEM 7). Tópicos com uma única postagem, por exemplo, mostrando todo o desenvolvimento do personagem serão considerados como portfólio e assim estarão desclassificados e transferidos automaticamente para a sessão 'galeria de arte' deste fórum. *** daremos prioridade aos tópicos que enriqueçam a troca de informações entre os membros participantes deste fórum.
3.2. O personagem deverá ser original e exclusivo, ou seja, não poderá ser cópia de outros personagens ou trabalhos já feitos anteriormente. Se detectado que já foi feito anteriormente, será desclassificado! Também não será permitido usar modelos pré-prontos.
3.3. O personagem poderá ser do tipo humano, animal ou robótico, ou ainda uma mistura deles, não importa realmente o tipo ou forma, o tema é totalmente livre. Porém, é importante que seu personagem tenha personalidade, que seja realmente único e capaz de captar o olhar e visão das pessoas.
3.4. Iremos considerar a originalidade, criatividade, qualidade e apresentação de seu personagem, sendo que seu modo de apresentação ficará a critério do participante, podendo ser em diversas poses ou situações ou até mesmo uma única pose com um fundo liso ou ainda com fundo trabalhado com elementos 2D ou 3D. No entanto, será avaliado ao final o contexto de uma única imagem que represente o seu personagem, assim como a composição, idéia, equilíbrio de cores etc.. A emoção e vida que o personagem transmitir nessa imagem contará bastante. A idéia é de elevar o nível da competição focando mais na arte final e não apenas na modelagem e aspectos técnicos.
3.5. O personagem deverá conter em alguma parte de seu corpo o logotipo da Tonka3D, por exemplo, um boné com o logo, tatuagem no corpo com o logo, jaqueta com o logo ou qualquer outra peça ou parte de um objeto ou forma que contenha o logo da Tonka3D, que terá que ficar evidente na imagem final do personagem. Veja a seguir as opções disponíveis do LOGO TONKA3D.

LOGO TONKA3D - 1a. Opção: faça o download do Logo da Tonka3D - 1a. opção
LOGO TONKA3D - 2a. Opção: faça o download do Logo da Tonka3D - 2a. opção

3.7. O(s) software(s) ou ferramentas 3D que o participante irá utilizar para criação e animação de seu personagem poderá ser qualquer um, como o 3ds Max, Blender, Maya, Cinema 4D, ZBrush, After Effects etc.

4. PREMIAÇÃO:

4.1. A IMPRIMA 3D irá premiar o personagem vencedor com uma peça esculpida fiel ao modelo. A reprodução do arquivo é extremamente fiel, sendo o material impresso do tipo ZPrinter colorido (extensão necessária: .WRL+Textura, .PLY, .3DS, .ZPR) e com valor estimado da peça em R$ 700,00. Veja na página do facebook da Imprima 3D algumas miniaturas feitas, utilizando o mesmo processo. A Imprima 3D tem investido continuamente em novas soluções para atender a esse novo mercado de impressão 3D no Brasil. A Imprima 3D também irá premiar o 2o. colocado com um crédito de R$300,00 e o 3o. colocado com um crédito de R$200,00, para ser utilizado na loja online da Imprima 3D.

4.2. A TONKA3D irá premiar o ganhador e 1o. colocado deste campeonato com a entrega de:
• 01 livro de arte digital da Ballistic – MASSIVE BLACK (R$299,00).
• 01 curso PERSONAGEM AVANÇADO, que reúne 09 DVDs, melhor curso para criação de personagens 3D complexos e detalhistas (R$599,00).
• 01 coleção TOTAL IMAGE, que reúne 12 DVDs com mais de 1500 texturas, materiais do 3ds Max prontos para V-Ray, Mental Ray e I-Ray e videoaulas relacionadas a criação de texturas e imagens, HDRI, técnicas de render, fotos panorâmicas, 3D e interatividade (R$399,00).
• 01 coleção TOTAL OBJECT, que reúne 100 modelos Low Poly de última geração prontos para utilização em projetos de arquitetura, games e interatividade, além de um vasto conteúdo de treinamento com 30 vídeos e mais de 9 horas de lições de V-Ray, UDK e Unreal Engine 4 (R$449,00).
• 01 coleção TOTAL SOUND, que reúne 25 trilhas sonoras e 260 efeitos sonoros exclusivos e de alta qualidade para uso em projetos de vídeo ou interatividade, além de videoaulas relacionadas a criação, manipulação e edição de sons (249,00).
• O 2o. colocado do campeonato com 01 curso PERSONAGEM AVANÇADO (R$599,00).
• O 3o. colocado receberá 01 • 01 coleção TOTAL IMAGE (R$399,00).

4.3. A EDITORA EUROPA irá premiar o vencedor (1o. colocado) com 01 assinatura anual da revista W + 01 livro O Grande Livro da Inspiração + 01 livro Photoshop Essencial 2 + 01 livro Como Criar Personagens. A Editora Europa também irá premiar o 2o. colocado com 01 assinatura semestral da revista W + 01 livro O Grande Livro da Inspiração e ao 3o. colocado, com 01 assinatura trimestral da revista W + 01 livro O Grande Livro da Inspiração.

4.4. O vencedor também receberá uma imagem exclusiva do "Troféu Tonka3D" que poderá ser utilizada como um prêmio de reconhecimento e destaque em seu portfólio. Nossa intenção é de valorizar o trabalho das pessoas e proporcionar sua interação em meio a outros estudantes e profissionais, compartilhando conhecimentos e colaborando para que a arte CG continue crescendo em nosso país.

5. APOIOS
Blog Design on the Rocks, inspiração aos goles para designers e artistas
Tutorial 3D - site/blog com tutoriais 3d gratuitos

6. OS JUÍZES
• Rodrigo Banzato - Artista 3D e idealizador do campeonato
• Itamar Ferreira - Artista animador 3D do SBT
• Equipe de Criação e Arte da Tonka3D

7. PRAZOS E RESPONSABILIDADES
Seremos criteriosos quanto a prazos e não iremos tolerar atrasos dos participantes, respeitando a todos os outros demais participantes.
• O campeonato começa dia 10 de junho de 2015 e termina no dia 10 de setembro de 2015.
• Os resultados serão anunciados no dia 20 de setembro de 2015.

*** NOTAS IMPORTANTES ***
• Qualquer pessoa domiciliada no Brasil poderá participar e receberá seus prêmios diretamente pela empresa apoiadora do concurso, através dos Correios, em até 45 dias após o anúncio dos vencedores. Os prêmios não poderão ser trocados!
• É proibido o uso de marcas já conhecidas nas imagens ou animações, assim como manter o bom senso em relação a nudez e violência.
• Leia com bastante atenção o item 3 desta página, para entender bem sobre as regras previstas neste campeonato.

Boa sorte e sucesso a todos os participantes!

Att,
Ricardo Banzato
Colaborador e Moderador - Fórum Tonka3D
Tonka3D
Loja Tonka3D
Tutoriais 3D Gratuitos
ricardob

Re: CAMPEONATO MEU PERSONAGEM 3D ANIMADO - REGRAS / DÚVIDAS

Mensagempor Saul Ferreira » 10 Jun 2015, 14:09

Não sei riggar e nem animar posso participar?
Saul Ferreira

Mensagempor Rodrigo Banzato » 10 Jun 2015, 15:31

Pode, mas segundo as regras, um personagem sem vídeo de animação tera um peso de 50% na avaliação final. ;)
Rodrigo Banzato

Mensagempor ad_ribeiro » 10 Jun 2015, 15:41

Fala Rodrigo, tudo bem? Qual o prazo final para entrega do Personagem? E como envio a animação? Pode ser um link do youtube?
ad_ribeiro

Mensagempor Rodrigo Banzato » 10 Jun 2015, 19:16

Item 7. O campeonato começa dia 10 de junho de 2015 e termina no dia 10 de setembro de 2015.

Sim, as animações podem ser postadas no youtube, vimeo etc
Rodrigo Banzato

Mensagempor tiagodesenhos » 10 Jun 2015, 21:38

Estou nessa !!!! :D :D
tiagodesenhos

Mensagempor Graciliano » 11 Jun 2015, 05:48

Olá eu fiz um concept à mais de um ano, desenhei e pintei digitalmente um busto de um Cowboy, chamado Makoy, segue o link do concept, quero saber se preciso tê-lo desenhado por completo, pois como eu tenho dificuldades em desenhar personagens completos, só fiz o busto quero saber se posso colocá-lo para concorrer ou se precisarei tê-lo em concept completo??

https://www.behance.net/gallery/14756943/Cowboy-Macoy-2014
Graciliano

Mensagempor Rodrigo Banzato » 11 Jun 2015, 17:09

Legal Graciliano, desde que voce siga as regras do campeonato nao tem problema. Quanto a fazer um concept fica a criterio do artista, alguns preferem ter um concept bem detalhado, outros preferem partir logo pro 3D. :) Enfim, boa sorte. ;)
Rodrigo Banzato

Mensagempor Graciliano » 11 Jun 2015, 23:08

Blz Rodrigo...vlw as dicas
Graciliano

Mensagempor ewertonfarias » 18 Jun 2015, 21:38

Ola pessoal, estou participando estou com dificuldade para postar as imagens, alguém pode me dar um help?
Vlw
ewertonfarias

Próximo

Voltar para Meu Personagem 3D Animado