Confesso que olhei muitas imagens do classico saci, com seu gorro e short vermelhos, cachimbo e apenas uma das pernas, alias, indefinida, nao achei um consenso a respeito de qual perna ele realmente perdeu. Nessas observações, eu procurava caracteristicas que o definissem sem a necessidade de explicações, e conclui que esse fator, em sua maior parte, está atribuida a touca vermelha. Claro, o conjunto caximbo, short vermelho e a falta de uma perna, em associação com seu gorro vermelho e a pele negra, constituem a imagem inquestionável da criatura folclorica, mas, a touca, em associação com pequenas e sutis outras caracteristicas, conseguia trazer essa mesma identidade. Tendo em vista essa observação, resolvi investir mais tempo e esforço no desenvolvimento da touca, já que seria um dos elementos mais característicos do personagem, por tanto um dos mais importantes. Me surpreendi um pouco com a quantidade de processos existentes para o mesmo fim, alem dos q eu ja conhecia. Sao muitos. Testei um pouco de cada para, no fim, optar pelo de melhor resultado.
Algumas das imagens de referencia que utilizei: