Tempo que leva para ficar bom suficiente em modelagem e animação 3D

Acho que as pessoas devem encarar o 3D como uma academia de luta marcial. Uma vez, alguém da Massive Black falou algo parecido e é assim mesmo. Por exemplo, você não aprende de um dia para o outro se você vai na academia uma vez por semana. Você ficará bom provavelmente só daqui um ano ou mais. Algumas pessoas, por terem mais facilidades, poderão se adaptar melhor, enquanto que outras precisarão de mais tempo. Mas e se você for à academia treinar todos os dias ? Neste caso, é claro, você chegará onde deseja de forma mais rápida.

Tudo é treino no começo, são tantas informações que você terá que se adaptar para se acostumar com sua nova rotina e disciplina mínima necessária. É como andar de bicicleta, leva um tempo, mas depois que você aprende tudo é muito mais fácil para absorver novas técnicas e manobras.

Eu, por exemplo, quando comecei meus estudos em 2002, sempre criei projetos pessoais e participei de campeonatos em alguns fóruns na internet. Observando o trabalho de outros artistas, também me ensinou e me inspirou bastante, inclusive até hoje. Por isso, referências são fundamentais e eu só pude criar uma boa base de conhecimento e referências depois de alguns anos.

É necessário treinar várias vezes e se manter atualizado, por exemplo, o que antes para mim levava uma hora inteira para fazer, hoje faço em apenas 5 minutos e é aí que entra o lado da improvisação e especialização que só vem com o tempo mesmo.

O caminho é longo mas qualquer um pode chegar lá. Alguns vão terão mais facilidades, enquanto outros terão que treinar mais. Apesar de minha experiência acumulada, acredito que ainda tenho muito que aprender, por isso continuo participando de projetos independentes, ouvindo a opinião dos outros e tentando melhorar sempre. A idéia é sempre essa, se hoje você é melhor do que ontem, você está no caminho certo. Se eu comparar os meus trabalhos de hoje com os de sete anos atrás, percebo que a mudança é bem significativa, mas nunca estou plenamente satisfeito, pois quero continuar melhorando sempre.

O primeiro ano é um ano de muitas descobertas. Crie um portfólio online para ir inserindo seus primeiros trabalhos, seu currículo etc., pois isto é essencial neste segmento. E nunca deixe de treinar.

Boa sorte!

Rodrigo Banzato
Artista 3d e Instrutor da Tonka3d
www.rodrigobanzato.com

COMPARTILHE

  • Facebook
  • Twitter

Deixe seu Comentário