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Dúvidas curso e coleção de modelos Total Object

1. Após assistir ao vídeo tutorial “Inserindo modelos 3D na Unreal Engine 4” da coleção Total Object, me surgiu uma dúvida. Vocês fizeram baked nesses modelos no 3d max, para poder colocá-los na unreal engine?

O que é feito no 3Ds Max é um trabalho de otimização de malha e acerto de textura para ser compatível com Unreal Engine. No conteúdo do curso e coleção Total Object nós mostramos a produção e otimização de dois modelos bem complexos, desde o inicio no 3Ds Max até sua finalização dentro da Unreal. Com este material em mãos, você vai entender como usar as ferramentas adequadas para cada tipo de situação, tanto em modelos orgânicos quanto inorgânicos.

Estou bastante interessado, mas preciso saber se realmente tem o conteúdo que eu preciso. Além dessa minha dúvida com texturas, tenho também referente a estrutura da maquete. Tem alguma coisa sobre como levar a maquete “estrutura” para a unreal engine 4?

Uma vez que você aprende a como levar objetos complexos para dentro da engine, paredes e simples estruturas não serão problema uma vez que estruturas e paredes também são modelos e podem ter suas texturas personalizadas, assim como os modelos mais avançados.

2. A Tonka3D tem algum curso que ensina a otimizar as malhas para exportar para outros programas? Ex: UDK, Unreal Engine 4. Existe também alguma coisa que vocês ensinam sobre low poly?

Ensinamos a usar algumas malhas já otimizadas da nossa coleção Total Object. Para saber como fazer a criação e otimização de malhas e texturas recomendamos esta coleção que também inclui um curso, que aborda licoes sobre V-Ray, UDK e Unreal Engine 4.

Tudo sobre low poly você encontrará também na coleção Total Object. Low poly é uma das nossas especialidades. Você irá se surpreender com este nosso material!

3. Estou na dúvida entre os cursos Total Object e o Maquete Interativa UDK, pois eu vou querer trabalhar mesmo é com a Unreal Engine 4 e não com a UDK. Um curso complementa o outro ou só o curso Total Object já será suficiente para eu criar os meus ambientes comerciais e residenciais?

Se você pretende usar a Unreal Engine 4, escolha nosso curso e coleção Total Object, que além de tudo, também tem aulas na UDK. Os exemplos práticos vão te ajudar muito. Aproveite também nossa promoção atual onde você ganha 1 ano de licença gratuita para uso da Unreal engine 4, graças a parceria do programa educacional firmado recentemente entre a Tonka3D e a Epic Games. Você irá economizar US$19,00/mês! Aproveite, pois restam poucas licenças!

4. Gostei bastante da biblioteca de modelos low poly da coleção e curso Total Object e também desta promoção que oferece gratuitamente 1 ano de licença da UE4 para quem adquire esta biblioteca.

Sim, esse é um dos diferenciais da Tonka3D. E aproveite esta promoção, pois é por tempo limitado ou enquanto durarem as licencas que recebemos da Epic Games para liberar aos nossos estudantes do curso coleção Total Object.

5. Vi no youtube um vídeo muito interessante da Tonka3d sobre como inserir modelos 3d na Unreal engine! Gostaria de saber se os DVDs do curso Total Object ensina também como funciona o processo de texturização no 3ds Max para exportar para a Unreal e o processo de exportação de estrutura da maquete para Unreal. Já trabalho com o 3ds Max há algum tempo e tenho muito interesse em trabalhar com maquete interativa. Já tenho os DVDs do curso Maquete Interativa UDK, porém com estudos recentes o processo de exportação de estrutura é diferente.

Sim, na coleção Total Object da Tonka3D, além de você receber gratuitamente uma chave de acesso gratuita com validade de 1 ano a nova Unreal engine 4, você acompanha o processo completo de duas produções, uma com modelo orgânico e outra com um modelo inorgânico. Passamos pelo 3ds Max e Photoshop, além de mostrarmos novas técnicas de texturização. Uma vez entendido esse processo, o sistema de exportação de paredes etc. é o mesmo. Bons estudos!

Principais teclas de atalhos do Blender

O Blender é um programa com uma quantidade imensa de teclas de atalhos e essa característica faz deste software um programa muito flexível e rápido quando o assunto é modelagem 3D.

Pensando nisso, elaboramos uma relação com as principais teclas de atalhos do Blender, com o objetivo de auxiliar todos os que trabalham com o Blender, mas principalmente os alunos dos cursos de Blender da Tonka3D.

1. NAVEGAÇÃO

[checklist]

  • MEIO MOUSE = ROTACIONA VISTA
  • MEIO MOUSE + SHIFT = MOVIMENTA VISTA
  • SCROLL MOUSE = ZOOM
  • 1(TECLADO NÚMERICO) = VISÃO FRONTAL
  • 3(TECLADO NÚMERICO) = VISÃO LATERAL
  • 7(TECLADO NÚMERICO) = VISÃO SUPERIOR
  • 0(TECLADO NÚMERICO) = VISÃO DE CÂMERA
  • 5(TECLADO NÚMERICO) = ALTERNAR PERSPECTIVA/ORTHOGRAFICA
  • SHIFT + F = FLY/WALK MODE
  • ALT + F = VISÃO PARA O CURSOR

[/checklist]

2. SELEÇÃO

[checklist]

  • MOUSE DIREITO = SELECIONA OBJETOS/CANCELA AÇÕES
  • MOUSE ESQUERDO = CONFIRMA AÇÕES
  • SHIFT + MOUSE ESQUERDO = SELECIONA MAIS DE UM OBJETO
  • CTRL + MOUSE ESQUERDO = SELEÇÃO EM LAÇO
  • A = SELECIONA/REMOVE TODA SELEÇÃO
  • B = SELEÇÃO EM JANELA
  • C = SELEÇÃO EM CÍRCULO
  • CTRL + I = INVERTER SELEÇÃO
  • L(MODO DE EDIÇÃO) = SELEÇÃO DE ILHA
  • ALT + F = VISÃO PARA O CURSOR

[/checklist]

3. TRANSFORMAÇÃO

[checklist]

  • G = MOVIMENTAR
  • R = GIRAR
  • S = ESCALONAR
  • G APÓS X, Y OU Z = LIMITA MOVIMENTAÇÃO AO EIXO
  • R APÓS X, Y OU Z = LIMITA ROTAÇÃO AO EIXO
  • S APÓS X, Y OU Z = LIMITA ESCALA AO EIXO
  • ALT + G = REMOVE MOVIMENTO
  • ALT + R = REMOVE ROTAÇÃO
  • ALT + S = REMOVE ESCALA
  • SHIFT + R = REFAZER ÚLTIMA AÇÃO
  • ESC = CANCELA AÇÃO
  • CTRL + M = ESPELHAMENTO
  • G, R, OU S APÓS CTRL(SEGURAR) = MOVIMENTO COM SNAP
  • CTRL + SHIFT + TAB = MENU SNAP ELEMENT
  • ALT + A = MENU DE APLICAR TRANSFORMAÇÃO COMO PADRÃO

[/checklist]

4. GESTÃO DE TRABALHO

[checklist]

  • SHIFT + S = MENU DO SNAP
  • SHIFT + C = CENTRALIZA CURSOR NA VIEWPORT
  • CTRL + Z = DESFAZER AÇÃO
  • CTRL + SHIFT + Z = REFAZER AÇÃO
  • CTRL + ALT + Z = HISTÓRICO DE AÇÃO
  • 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 = ALTERNA ENTRE CAMADAS
  • CTRL + 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 ou 9 = ALTERNA ENTRE CAMADAS
  • M = MOVE DE CAMADA
  • / = ISOLA/RETORNA SELEÇÃO
  • ALT + B = ISOLA/RETORNA SELEÇÃO
  • CTRL + SETA DIREITA OU ESQUERDA = ALTERNA ENTRE WORKSPACES
  • CTRL + BARRA ESPAÇO = AMPLIA PAINEL
  • DEL(TECLADO NUMÉRICO) = CENTRALIZAR NA SELEÇÃO
  • HOME = AJUSTA VISÃO AOS OBJETOS DA CENA
  • H = OCULTAR OBJETOS SELECIONADOS
  • ALT+H = MOSTRAR OBJETOS OCULTOS

[/checklist]

5. FERRAMENTAS (MODO EDIÇÃO)

[checklist]

  • E = EXTRUDE
  • CTRL + TAB = MÉTODO DE SELEÇÃO DE MALHA
  • ALT + E = MENU DO EXTRUDE
  • CTRL + R = LOOP CUT
  • K = KNIFE
  • F = CRIAR FACE E/OU EDGE
  • ALT + M = SOLDAGEM DE VERTICES(MERGE)
  • ALT + S = SHRINK / FATTEN ( ALTERAR VOLUME DA MALHA)
  • Y = DIVIDE SELEÇÃO
  • V = CORTA SELEÇÃO
  • P = SEPARA SELEÇÃO DO OBJETO
  • CTRL + M = ESPELHAMENTO
  • W = MENU DE AÇÕES ESPECIAIS
  • CTRL + E = MENU DE EDIÇÃO DE ARESTAS(EDGES)
  • CTRL + F = MENU DE EDIÇÃO DE FACES
  • CTRL + V = MENU DE EDIÇÃO DE VERTÍCES
  • CTRL + N = RECALCULAR NORMALS
  • DELETE OU X = MENU DE EXCLUSÃO
  • U = UNWRAP

[/checklist]

6. VIEWPORT

[checklist]

  • SHIFT + A = ADICIONA OBJETOS
  • N = PAINEL DE FERRAMENTAS
  • T = PAINEL DE PROPRIEDADES
  • Z = ALTERNA SHADING MODE
  • TAB = ALTERNA ENTRE EDIT MODE E OBJECT MODE
  • ESPAÇO = PESQUISA DE FERRAMENTA
  • O = PROPORTIONAL EDIT
  • CTRL + W = SALVA PROJETO
  • CTRL+P = PAREAMENTO
  • CTRL + J = JUNTAOBJETOS(MODO OBJETO)
  • DELETE = DELETA OBJETOS
  • F6 = MOSTRA OPERADOR DA AÇÃO
  • ALT + S = SNAP
  • CTRL + SHIFT + TAB = SNAP ELEMENT
  • SHIFT + D = DUPLICAR

[/checklist]

7. RENDERIZAÇÃO

[checklist]

  • CTRL + B = CRIA BORDA PARA RENDERIZAÇÃO
  • CTRL + ALT + B = RETIRA BORDA PARA RENDERIZAÇÃO
  • F12 = RENDER
  • F11 = MOSTRAR RENDER
  • F3 = SALVA RENDER
  • ESC = CANCELA RENDERIZAÇÃO

[/checklist]

8. SCULPT MODE

[checklist]

  • F = TAMANHO PINCEL
  • SHIFT +F = FORÇA PINCEL
  • CTRL +D = DYNAMIC TOPOLOGY
  • SHIFT + D = DETAIL SIZE (DYNAMIC TOPOLOGY)
  • D = SCULPT DRAW BRUSH
  • G = GRAB BRUSH
  • S = SMOOTH BRUSH
  • I = INFLATE/DEFLATE BRUSH
  • C = CLAY BRUSH
  • K = SNAKE/HOOK BRUSH
  • P = PINCH/MAGNIFY BRUSH
  • SHIFT + C = CREASE BRUSH
  • 6 (ALFANUMÉRICO) = FILL/DEEPEN BRUSH
  • L = LAYER BRUSH
  • SHIFT+5 (ALFANUMÉRICO) = SCRAPE BRUSH
  • SHIFT+0 (ALFANUMÉRICO) = TWIST BRUSH
  • SHIFT+T = POLISH/FLATTEN BRUSH

[/checklist]

Esta lista é parte do conteúdo presente nos treinamentos com Blender da TONKA3D. Para conhece-los, acesse as páginas relacionadas abaixo:

1. BLENDER BÁSICO (composto por 3 DVDs, 62 vídeos e 12 horas de lições)
2. MODELAGEM DE PERSONAGEM COM BLENDER (composto por 4 DVDs, 60 vídeos e 12 horas de lições)
3. RIGGING DE PERSONAGEM COM BLENDER (composto por 3 DVDs, 35 vídeos e 10 horas de lições)

teclas atalho blender