O que é Arte 3D e o que é preciso para ser um Artista 3D

INTRODUÇÃO A ARTE 3D

Então, o que é preciso para ser um artista 3D? Começar tendo um mínimo de vocação para artes já é uma grande coisa. Boa parte das pessoas que começam a aprender 3D possuem algum tipo de experiência em desenho ou em desenhar, mas isto não é imprescindível. Na verdade, sabemos que muitos estúdios de arte e design contratam artistas que não têm experiência em arte 3D, baseados unicamente na visão de um portfólio impresso com desenhos feitos à mão mesmo. Escultores e desenhistas, por exemplo, normalmente tendem a ter uma certa facilidade em sua transição para o 3D, mas mesmo se você não possuir qualquer conhecimento mais específico em artes digitais, você poderá ingressar neste universo 3D sem qualquer restrição, bastando para isso ter dedicação e força de vontade.

PERFIL DE UM ARTISTA 3D

1. Paciência – os artistas 3D precisam ser pacientes! Muitos novatos compararam-se injustamente a artistas já consagrados e que com anos de experiência. Embora possa ser um grande motivador e uma valiosa fonte de inspiração, antes de fazer qualquer comparação, saiba que arte 3D é um assunto diverso e que exige muita dedicação e prática para obter resultados aceitáveis. Aprender 3D é como ingressar numa academia de artes marciais, onde você só conseguirá atingir o melhor nível quando se tornar um mestre e isso pode levar alguns bons anos.

2. Antenado – o 3D atrai um tipo diferente de artista. Os artistas 3D tendem a ter uma forte experiência em computadores em comparação com os artistas “não digitais”. Experiência em programação de computadores é comum na área de 3D, embora certamente não exigida. Os artistas 3D tem um olho para o detalhe e são extremamente engenhosos e auto-suficientes. É indispensável também que o aspirante a artista 3D participe de fóruns e interaja com outras pessoas e também que possua um portfólio online atualizado com seus trabalhos.

3. Trabalho duro (hard work) necessário – se você quiser algo fácil, pegue um lápis e um papel e comece a rabiscar. Arte 3D não é tão imediata em relação aos resultados. Pode-se passar horas, dias ou até meses para o aperfeiçoamento de um modelo 3D antes mesmo de passar para texturização, animação e renderização final. Arte em 3D é onde se pode unicamente exigir um vasto leque de competências, desde do início do desenho até a entrega e apresentação da peça final acabada bem sucedida. A recompensa é que o artista 3D é talvez hoje um dos profissionais criativos mais procurados pelas empresas no mundo todo, principalmente por aquelas ligadas a área de games e filmes.

4. Aceitar críticas – eventualmente você vai querer apresentar sua arte para avaliação de outros artistas. Ouvir a opinião de outros artistas 3D poderá lhe ser bastante útil em sua evolução pois estes estão preparados para apontarem detalhes e erros que o ajudarão incrivelmente. Se você pretende ainda trabalhar um dia em um estúdio, sua capacidade de aceitar críticas será crucial para o sucesso de toda equipe envolvida da empresa.

Personagens Cartoon em 3D by Rodrigo BanzatoPersonagens estilo cartoon para publicidade do artista 3D Rodrigo Banzato

“Uma arte 3D é criada através da manipulação de malhas de polígonos e moldando-os em objetos, personagens e cenas. Artes em 3D são aplicadas em praticamente todo tipo de trabalhos audiovisuais desde anúncios impressos, sites de internet, televisão, filmes, videogames e muito mais.”

Personagem 3D Prisoner by Rodrigo Banzato
Personagem Prisoner do artista 3D Rodrigo Banzato

TIPOS DE ARTE EM 3D

Como mencionado anteriormente, o 3D é um assunto amplo e uma típica imagem final será composta de vários – talvez dezenas – de horas de trabalho e exigirá sempre muitas habilidades. A seguir um resumo dos temas que você precisará aprender para se tornar um artista 3D bem sucedido.

Modelagem  – a modelagem é o ato de criar uma malha 3D, não importando se o resultado final é um alien de olhos esbugalhados ou uma xícara de chá. Como você chega a esse modelo acabado depende em grande medida dos métodos que fazem mais sentido para você.

Animação  – animação é o processo de pegar um objeto 3D e fazê-lo mover-se. Animação se divide em alguns métodos. Existe a animação chamada keyframe, onde o animador manipula os objetos baseado em quadros ou frames, semelhante aos antigos desenhos animados desenhados à mão. Outros métodos de animação incluem a colocação de objetos em splines para colocá-los seguindo o caminho de uma curva ou importando dados de captura de movimentos. Contudo, uma outra maneira de animar é usando um aplicativo 3D.

Texturização  – artistas especializados em texturas fazem seus modelos parecerem mais bonitos. Sem algum tipo de arte texturizada, tudo será apenas variações de cores sólidas. A forma mais comum e precisa para criar uma textura de um modelo é a “desembrulhar” a tela e pintá-la por exemplo com o Photoshop. A textura final é “embrulhada” em cima da malha original novamente. Dependendo de como um modelo é criado, cada seção pode ter sua própria textura, ou seja, uma textura separada para as mãos, um para os braços, e uma para o torso de um personagem, tudo feito para se misturarem perfeitamente.

Rendering  – a renderização de uma imagem é geralmente a última etapa em todo o workflow de um projeto, e é talvez a parte mais importante. É um passo frequentemente ignorado ou encoberto por iniciantes, que são mais focados na criação de modelos e de suas animações. Existem muitos aspectos para a criação de um bom  render final de uma cena, incluindo a atenção para o posicionamento da câmera, escolhas de iluminação que podem afetar o humor e as sombras, reflexos e transparência e a manipulação de efeitos especiais como líquidos ou gases.

Outros  – existem muitos outros aspectos para a criação de um bom produto final. As cenas devem ser corretamente apresentadas, geralmente funcionando a partir de um processamento de pré-visualização ou de um desenho à lápis rápido. Os modelos de personagens devem ser devidamente preparados para a animação. Em muitas produtoras e estúdios de 3D mais famosos, podem existir muitos artistas cujo único objetivo é o de preparar os modelos criados por modeladores para os animadores trabalharem depois. Finalmente, os softwares disponíveis mais importantes devem permitir a inserção de extensões sobre o próprio programa na forma de plugins. Os programadores podem construir recursos necessários para completar uma determinada cena ou estilo de animação.

Personagens 3D para games by Rodrigo BanzatoPersonagens Polar Soldiers para games do artista 3D Rodrigo Banzato

SEUS PRIMEIROS PASSOS NO 3D

O primeiro passo para se tornar um grande artista 3D é entender os conceitos de modelagem 3D e como criar um modelo que irá, eventualmente, ser útil para a animação. Mais tarde, você terá que aprender os princípios da animação, e como reunir todas as suas habilidades para criação de uma cena totalmente renderizada. Para isso, recomendamos inicialmente o curso 3DS MAX COMPLETO em DVDs da Tonka3D, onde você irá aprender os principais fundamentos da ferramenta, com exercícios práticos e objetivos e que te ajudarão a não se perder nas múltiplas opções do software, que às vezes são obsoletas e não são tidas como algo prático entre os artistas. Este curso é focado em conceitos artísticos e que não se prende a comandos de ferramentas, o que irá facilitar bastante o seu aprendizado.

Arte 3D é um tema complexo e que pode levar meses ou anos para aprender. Mas, é também um risco extremamente gratificante e que tem aumentado cada vez mais com o avanço dos computadores. Arte digital e especificamente arte 3D já não está mais atrás, quando comparadas às formas mais tradicionais de arte. A paisagem está mudando constantemente e como um artista 3D, você terá que mudar com ele. Talvez um dia suas criações irão moldar o futuro da arte 3D.

COMPARTILHE

  • Facebook
  • Twitter

on "O que é Arte 3D e o que é preciso para ser um Artista 3D"

  1. foi otimo para min tirei nota 10 com ele
    foi maravilhoso usar ele.

  2. pk 03/08/2015 às 10:50 - Reply

    Muito boas as dicas, eu quero entrar no mercado de trabalho com o 3D mas não sei onde começar… onde começo? (eu já mexo com 3D)

    Pessoal, uma dica, o melhor programa gratuito 3D de hoje em dia é o Blender 3D, o melhor. Experimentem.

  3. Daniel 21/07/2014 às 23:53 - Reply

    Texto bem legal!! Sempre é bom ver conteúdo interessante para inspirar a galera!

  4. leandro 23/11/2012 às 23:39 - Reply

    É o seguinte eu não sei desenhar mas se souber e aprender a mexer no programa 3d studio max eu conceguerei ter geito a mudelar.???? Tipo todo mundo concegue mudelar bastando saber mexer no programa?? Fico a espera da resposta obrigado

    • tonka3d 24/11/2012 às 17:50 - Reply

      Sim, mas para isso voce precisa dominar o uso do 3ds Max e para tal, existe o curso “3D Max Básico”, onde você irá aprender os principais fundamentos da ferramenta, com exercícios práticos e objetivos e que te ajudarão a não se perder nas múltiplas opções do software, que às vezes são obsoletas e não são tidas como algo prático entre os artistas. Para mais informações e como adquirir este curso, acesse a página do curso 3D Max Básico da Tonka3d. Depois desse curso, tem também o curso de modelagem 3D, que acredito que será também imprescindível para voce.

      • Leandro 28/11/2012 às 08:29 - Reply

        Obrigado irmão 😉

        Eu tou penssando mesmo aplicar-me a estudar 3D’s Studio max assim fico mais descançando sabendo que todo mundo aplicandu-se conssegue mudelar

  5. Rennan 31/10/2012 às 14:18 - Reply

    Muito bom artigo

  6. juninho 30/10/2012 às 17:34 - Reply

    estilo mim amarrei nessa pesquisa

Deixe seu Comentário