Dicas para quem quer aprender 3D

Gostaria de falar um pouco sobre a falsa ilusão que às vezes as pessoas tem em começar na área de CG (computação gráfica). Existem muitos cursos hoje em dia que são bem diferentes do início do ano 2000, onde os profissionais ficavam restritos a empresas de publicidade. É muito comum ter a falsa idéia de que ao concluir um curso, seja de especialização ou graduação, você já estará apto a brigar por uma oportunidade de trabalho em grandes estúdios ou produtoras como a Blizzard, Valve, Riot etc. É preciso ter a noção de que o curso sim abrirá portas para o artista e caberá a ele se especializar em algum setor mais específico como modelagem, iluminação, animação, composição etc. ou talvez entrar de cabeça numa produção completa e entender como funciona todo o processo. Porém, neste caso, sua tarefa será ainda mais árdua, pois geralmente é bem complicado se especializar em todos os aspectos de uma produção, principalmente se for para games onde precisamos entender de otimização. Além disso, vivemos num mercado atualmente muito mais competitivo do que no passado, tanto no Brasil quanto no resto do mundo.

Cabe ao aluno por sua vez após os cursos e aprendizado, preparar um portfólio que deverá mostrar apenas os trabalhos de maior qualidade evitando encher a tela de trabalhos medianos. E, para isso você pode tirar como base o portfólio de outros artistas acessando o CGTalk.com, por exemplo. Lá existem diversos deles para busca de uma referência e é obrigação do aluno se manter atualizado. Outros sites como o 3D Total irão sempre te dar uma boa base do que está acontecendo na indústria e as mais recentes novidades, além de você poder acompanhar diversos making-ofs e entrevistas com artistas e profissionais da área. E, nessa parte tenho que mencionar o inglês, que para um artista global é indispensável possuir conhecimento desta língua universal.

Enfim, é importante a cada novo ano atualizar seu portfólio. Eu mesmo já tive várias versões e a cada ano vou transformando e melhorando o meu próprio portfólio. Ter um ótimo relacionamento com pessoas da área também é importante, visitar sites de artistas, trocar mensagens, transmitir e compartilhar seus conhecimentos em fóruns. No começo também vale a pena participar de projetos em grupos, seja para criar um mod de game ou uma animação etc. Nada mais legal que os fóruns para conhecer essas pessoas ou fazer convites. Veja o exemplo do fórum da Tonka3D (nacional) e no exterior os famosos CGTalk e o 3D Total.

Em resumo, estude bastante e com perseverança e dedicação, poste seus trabalhos nos fóruns para receber críticas (sim, aceite as críticas, pois elas que farão de você um profissional melhor), crie um portfólio bem bacana, busque referências de outros artistas, faça bons relacionamentos, participe de projetos em grupos e batalhe pelo seu primeiro emprego na área.

No início de meus estudos em CG, em 2001, não existiam escolas especializadas no Brasil, por isso muito de meu aprendizado veio do exterior. Felizmente, hoje no Brasil existem muitas escolas e centros de especialização em CG, com material em português, mas há de se fazer uma boa e profunda pesquisa antes de decidir qual curso fazer, pois o que mais existe também hoje é material de baixa qualidade, pessoas desqualificadas e os famosos oportunistas de plantão.

Para quem está iniciando em 3D, eu recomendo o curso 3D Max Básico em DVDs da Tonka3D, pois ele aborda elementos isolados e de extrema importância e que vai formar a base de conhecimento do aluno e mesmo para aqueles que já possuem certa experiência com o uso do 3ds Max, estas pessoas sempre se surpreendem com este curso, como tenho reparado em muitos casos desde quando desenvolvi este curso para a Tonka3D. É um material bastante rico e extenso, composto por um kit com oito dvds, vastamente narrado e muito bem explicado, incluindo mais de 60 vídeos de treinamento e focado principalmente em conceitos artísticos que não se prendem simplesmente a comandos de ferramentas.

Abraços e boa sorte a todos!

Rodrigo Banzato
Artista 3D, Game Designer e Instrutor da Tonka3D
www.rodrigobanzato.com

COMPARTILHE

  • Facebook
  • Twitter

on "Dicas para quem quer aprender 3D"

  1. Gostaria muito de ter um contato mais direto, com pessoas que estão ligadas no meio artistico. Obrigado!

    • tonka3d 04/11/2012 às 18:49 - Reply

      Participe do fórum da Tonka3d, onde as pessoas interagem e trocam ideias sobre 3d e computação grafica em geral.

Deixe seu Comentário