Como fazer um jogo sozinho usando a Unreal engine

Parece uma tarefa um tanto complicada de se imaginar em produzir um jogo completo do início ao fim, com gráficos realistas, criando toda a mecânica e arte envolvida. Mas sim, hoje em dia isso é completamente possível, pois a tecnologia envolvida está mais acessível, além da internet e dos cursos disponíveis, que também ajudam bastante a acelerar esse processo de aprendizado.

como fazer um jogo sozinho

Lógico que você não irá criar um game do dia para noite, porque existe todo um processo de aprendizado e a dica mais importante que eu daria é de dar sempre atenção aos detalhes e a simplicidade. É muito comum que a gente queira fazer logo de inicio projetos extremamente complexos e isso pode acabar tomando sempre muito do nosso tempo, alem de diminuir nossa motivação. E, por falar em motivação, não vamos esquecer do planejamento, um depende do outro. Se você tiver só motivação e não planejar o que você vai fazer, uma hora sua motivação vai embora. Mas se você estiver dentro do planejamento, significa que você está evoluindo, então sua motivação será constante.

Eu comecei a desenvolver o meu próprio jogo em março de 2016, e em setembro finalizei a versão BETA (uma versão de teste, praticamente finalizada). Nesse período de 6 meses, tive também a oportunidade de desenvolver em conjunto, um curso para produção de games usando a Unreal engine 4. Nesse curso, que é comercializado pela Tonka3D (online ou DVDs) eu falo bastante sobre todo esse processo de produção, que originou meu jogo chamado Clown2Beat, disponível na Steam para download gratuito. Veja o vídeo a seguir falando sobre a nova versão DLC desse jogo:

Sempre gostei muito de games desde minha infância. Poder fazer o meu próprio jogo é de certa forma um sonho que estou realizando. O jogo vai ser lançado oficialmente e provavelmente na plataforma Steam, que possui um acervo gigante de desenvolvedores indies (independentes). Tenho a idéia de ampliar o jogo e criar uma sequencia ainda maior e bem mais elaborada e, se possível, com uma equipe ao meu lado. Para tanto, conto com a ajuda dos brasileiros entusiastas e desenvolvedores interessados na área, pois apesar do mercado não ser muito favorável, temos que pensar de maneira global quando falamos de games. Veja a seguir uma entrevista que proferi a respeito desse meu novo jogo Clow2Beat.

Para saber mais e até mesmo poder jogar a versão BETA, é só acompanhar a página no facebook chamada Produzindo um Game.

Veja algumas imagens do jogo:

1. Item Jet Pck adquirido durante o jogo

Criando um jogo sozinho

2. Fase 13 do jogo. Puzzles tornam o jogo mais inteligente e menos repetitivo.

Criar um jogo sozinho Clown2Beat

3. Diferentes designs complementam o visual diversificado do jogo.

fazer um jogo sozinho clown2beat

Quer saber mais sobre meus trabalhos? Acesse meu portfólio pessoal.

Abraços,

Rodrigo Banzato

COMPARTILHE

  • Facebook
  • Twitter

Deixe seu Comentário