5 DICAS PARA MODELAGEM 3D NO BLENDER

Confira a seguir 5 dicas para modelagem em 3D no Blender com o artista Pierrick Picaut.

3d-modeling-blender-with-pierrick-picaut

Pierrick Picaut é um entusiasta 3D que virou profissional e cuja carreira começou há 3 anos pela P2 Design. Pierrick é um instrutor certificado da Blender Foundation.

1. Sketch Sculpting

O Blender oferece uma ferramenta de escultura de topologia dinâmica, semelhante à ferramenta dynamesh do Zbrush. Sua força é que ele gera geometria no ar, então você não precisa atualizar sua superfície de malha. Você pode facilmente e sem problemas aumentar detalhes em uma área do modelo sem preencher o modelo com o mesmo nível de detalhe. Isso permitirá você esculpir seus modelos com maior liberdade.

3d-modeling-blender-by-pierrick-picaut

2. Addons de Retopologia

O processo de retopologia pode ser tedioso, mas felizmente há alguns addons que o ajudarão a melhorar seu workflow. Confira o addon F2 e o addon Bsurfaces, por exemplo. Estes irão ajudá-lo a economizar muito tempo. Se você está fazendo um monte de retopologia, então o addon retopoflow é obrigatório, embora não seja gratuito.

Procure por referências de topologia sempre que estiver trabalhando em retopologia orgânica. Há sempre pessoas aqui e ali que enfrentaram as mesmas dificuldades que você que vai compartilhar seu fluxo de trabalho e dicas.

belnder-3d-modeling-by-pierrick-picaut

3. Modificadores

Criar um furo em uma superfície dura e curvada pode ser bem complicado. Para tornar mais fácil, duplicar o seu modelo e projetá-lo no modelo original usando um modificador Shrinkwrap. Você pode então adicionar um furo na malha projetada e isolar a peça que você quer ser extrudido com um grupo de vértices. Coloque o modificador Shrinkwrap após o modificador de subdivisão para obter resultados ainda melhores.

O modificador Shrinkwrap também é uma ótima maneira de projetar detalhes de um Dyntopo sculpt em um modelo multiresolução.

modelagem-3d-blender-by-pierrick-picaut

4. Utilizar malha múltipla (Multiple Mesh)

Uma boa malha não é sistematicamente uma malha de uma peça. Pode ser às vezes muito difícil lidar com topologia perfeita em uma malha complexa. Não hesite em separar sua malha em partes diferentes, ou mesmo sobrepostas. Não importa se seu modelo não será animado ou se ele tem deformação mecânica. Se você tem que criar uma deformação suave como um peito de personagem e seus acessórios, por exemplo, então você pode usar o modificador de deformação de gaiola para unificar tudo e manter seu modelo fácil de editar e entender.

modelagem-3d-com-blender-by-pierrick-picaut

5. Vários UVs (Multiple UVs)

Você pode criar tantos mapas UV quanto quiser para um único objeto. Você pode recuperá-los em seu ‘node editor’ com o nodes UVs ou o attribute node.

Você pode agrupar UVs em um único, simplesmente dando seus UVs o mesmo nome antes de juntá-los. Isso é muito útil ao criar vários objetos único UVmap.

Fonte: CG Society

COMPARTILHE

  • Facebook
  • Twitter

Deixe seu Comentário